Resenha: O Teste de Joelle Charbonneau

 Título original: The Testing

Autor: Joelle Charbonneau

Série: #1, trilogia O Teste.

Páginas: 318

Avaliação: 4 estrelas

Goodreads: 3,98 stars

Skoob: 4,3 estrelas

 

No dia de formatura de Malencia “Cia” Vale, e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.

Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Opinião

Somente os melhores e os mais inteligentes são levados a Tosu City para um teste da universidade. Ser escolhido é uma honra. Cia tinha o sonho de seguir o mesmo caminho que seu pai e ir para a Universidade, esperando ser uma das escolhidas que irá ajudar na reconstrução do mundo.

O primeiro de uma trilogia, O Teste é uma distopia que no começo não estava me prendendo porém conforme os testes começaram, me prendeu até a última página. Fiquei com medo de me decepcionar com a história, pois vi algumas resenhas que estavam comparando com Jogos Vorazes entre outras. Pois bem, acredito que por ser uma distopia tem algumas similaridades sim, afinal de contas distopia é distopia: autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Mas é uma história que tem o toque da autora.

Não vou ter de trabalhar com tratores. Eu fui escolhida para o Teste, eu consegui. (pág.26)

Cia foi uma das escolhidas de sua região de Cinco Lagos e sente a maior felicidade do mundo por ter sido. Seu pai resolver conversar a sós com ela e resolve lhe contar que na verdade não queria que ela fosse para o teste, que desde a época de seu próprio teste ele tem tido pesadelos e não tem memórias sobre o que aconteceu naquela época. Com essa revelação, Cia fica preocupada (se não atormentada) e seu sonho se desfaz num piscar de olhos. Ele então aconselha Cia a não confiar em ninguém.

Cuidado com quem você confia, Cia. Faça isso e tudo ficara bem. (pág.47)

Uma das coisas que gostei nesse livro foi a sua brutalidade, pois a autora não teve dó em escrever a história. As pessoas se machucam feio e morrem! Os personagens, assim como nossa heroína tomam decisões difíceis e se tiverem que matar, eles matam mesmo. Fora os testes que eles devem fazer que eu achei bem cruéis! É bem o estilo: Onde os fracos não tem vez. Qualquer erro pode custar a sua vida.

Em meio a muita tensão, Cia conta com seus instintos e seu parceiro Tomas S2.

Não se tem muitos detalhes de como o mundo está como está, ou pelo menos, gostaria que ela tivesse falado mais sobre. A história gira em torno da Cia e vai avançando conforme eles passam pelos destroços, que um dia já foram cidades de verdade.

Não quero dar detalhes demais porque posso soltar algum spoiler ou cortar a graça de toda a história.

Mas recomendo a leitura sim! Os dois livros já foram lançados pela editora Única e estou me segurando para não compra-los! A minha lista de livros não lidos está ENORME.

 Eu me sento na cadeira atrás de mim e respiro fundo tentando conter o pânico. Se estiver certa eu não posso tentar responder ao problema que minha equipe me designou. Se estiver errada, não responder ao problema pode resultar no meu fracasso. Tenho de decidir no que eu acredito. (pág.125)

3 comentários sobre “Resenha: O Teste de Joelle Charbonneau

Deixe um comentário

